AYURVEDA, O QUE É?


"Quem quer levar uma vida saudável precisa, antes de mais nada, estar equilibrado com seu próprio interior."
(Dr. Bokkulla Reddy, Médico Ayurveda e Professor Indiano)

A milenar sabedoria indiana, o Ayurveda - do sânscrito Ayus, que significa Vida, e Veda, Conhecimento - se desenvolveu cerca de 5 mil anos antes de Cristo.
Na Índia, o sistema medicinal tradicional é todo voltado para o Ayurveda, por isso falamos Medicina Ayurvédica. No Brasil, o Ayurveda é estudado como uma Filosofia ampla, que trata de temas relativos ao autoconhecimento, ao bem-estar, ao desenvolvimento da saúde e da harmonia mente-corpo por meio de hábitos saudáveis, recursos naturais, técnicas corporais, massagens, yoga e meditação.
O Ayurveda entende  o  ser humano como um conjunto corpo-mente-espírito, que, quando equilibrados, resultam em saúde.
A Medicina Ayurvédica funciona com os 5 elementos: água, fogo, terra, ar e éter. Quando estão energeticamente equilibrados no corpo, este está saudável. Esta é uma Ciência pessoal, onde é identificado o biótipo, a natureza de cada pessoa. Existem 3 doshas, ou seja, 3 forças no corpo que mais facilmente se desequilibram: pitta, vata e kapha. Uma pessoa com o tipo de personalidade pitta é irritável, suscetível e pode ter problemas de visão, azia e calvície precoce. Uma pessoa vata tem tendência a sofrer de insônias, ansiedade e obstipação crônica. Uma pessoa kapha é suscetível à obesidade, sinusite, alergias e diabetes. Esse diagnóstico pode ser feito através de observação, questionário e exame de pulso. De acordo com o biótipo da pessoa, é indicado um programa de alimentação, exercício ou alguma terapia específica.

Mas o objetivo da Ciência da Longevidade não é só acrescentar anos à nossa vida - e sim adicionar vida aos nossos anos. Como? Ensinando-nos a respeitar os ritmos da natureza e evitar tudo o que possa gerar toxinas (o acúmulos dessas é o que vai causar as doenças).
No meio da afobação de cada dia, muitas vezes nem nos damos conta da postura do nosso corpo, da nossa respiração, dos pensamentos que se atropelam na mente, das emoções que estão nos fazendo agir de uma forma ou de outra. Esse é um arremedo de vida, porque viver de verdade é desfrutar o momento presente, é estar inteiro no aqui e agora. Dessa forma, podemos dirigir cada ato, palavra e pensamento para gerar saúde.