MASSAGEM AYURVÉDICA, SEUS BENEFÍCIOS


O benefício da massagem é descrito no Ayurveda na forma de diferentes ilustrações metafóricas. Uma bolsa de couro torna-se rapidamente gasta se usada com regularidade, mas se for engraxada com freqüência, durará muito tempo. O eixo da direção de um carro torna-se rapidamente gasto a menos que seja freqüentemente e apropriadamente lubrificado. O corpo é comparado a uma árvore. Se a raiz da árvore recebe água regularmente, a mesma viverá um longo tempo. Da mesma forma, com relação a analogia acima, se o corpo do indivíduo é untado apropriadamente através da massagem, ele vive longo tempo sem qualquer desgaste causado pela doença.

MASSAGEM REGULAR
Como uma pessoa alimenta-se todos os dias, ela também deveria lançar mão da massagem todos os dias se quiser manter-se saudável. Para uma pessoa saudável, a massagem deveria ser feita antes do banho, de forma que o excesso de óleo usado durante a massagem seja retirado com facilidade. Devido ao calor produzido durante o processo de massagem, ela deve esperar no mínimo uma hora antes de tomar seu banho. A massagem é muito útil antes da realização de exercícios físicos. Mas, para aqueles que não podem praticá-los e para aqueles que praticam yoga ou exercícios do yoga, a massagem pode ser aplicada mesmo após estes exercícios.


PERMEABILIDADE DO ÓLEO NOS DIFERENTES TECIDOS
De acordo com o Ayurveda, o óleo, etc., empregados na massagem não têm ação confinada apenas à pele. Estes produtos e as drogas que foram fervidas neles penetram a pele e alcançam os diferentes elementos teciduais do corpo. O óleo medicinal utilizado na massagem permanece na pele por 300 segundos (matras) e então gradualmente e consecutivamente penetra através dos elementos teciduais como rakta (sangue), mamsa (tecido muscular), medas (tecido gorduroso), asthi (tecido ósseo) e majja (medula óssea). O óleo medicinal demora cerca de 100 segundos (matras) para penetrar cada um destes diferentes tipos de elementos teciduais.


PROPRIEDADES DO ÓLEO DE GERGELIM
Na massagem ayurvédica, emprega-se o óleo de gergelim tanto para o propósito terapêutico quanto para a finalidade de rejuvenescimento. Suas propriedades são fornecidas a seguir:
- Tem a propriedade de penetrar através dos canais sutis do corpo.

- É quente em sua potência.
- É vyavayin, ou seja, realiza transformação metabólica após sua penetração em todo o corpo.
- Eventualmente, agrava Pitta, mas não agrava Kapha.
- É a melhor dentre as substâncias que aliviam Vayu.
- Promove o vigor, a saúde da pele, a inteligência e o poder digestivo.
- Quando combinado com outras drogas, o óleo de gergelim ajuda na cura de todas as doenças.